Fé, caridade e esperança marcaram a sessão especial ‘Fraternidade e Ecologia Integral’, tema da Campanha da Fraternidade deste ano. O evento, realizado nesta sexta-feira (28), reuniu no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia irmãos e irmãs que compartilham a crença na construção de um mundo mais justo e sustentável.

De autoria da deputada Maria del Carmen, em parceria com o deputado Marcelino Galo, a sessão teve como objetivo refletir sobre a responsabilidade coletiva na preservação do meio ambiente, a necessidade de uma mudança de consciência e a importância do cuidado com a criação e com os mais vulneráveis. O tema, que integra a Campanha da Fraternidade 2024, traz como lema a passagem bíblica: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
“A Campanha da Fraternidade nos oferece a chance de transformar não apenas estruturas, mas também corações. É uma oportunidade de semear a conversão ecológica nos nossos lares, escolas, igrejas, parlamentos e governos. Porque sem cuidado, não há futuro”, afirmou a deputada Maria del Carmen.
Em mensagem enviada, o Cardeal Arcebispo de São Salvador da Bahia, Dom Sérgio da Rocha, destacou a importância de transformar a campanha em ações concretas, por meio de iniciativas pessoais e comunitárias. “É muito importante a atuação dos órgãos públicos em diversos níveis, a participação das organizações da sociedade civil, das escolas e universidades, mas também o empenho das famílias e de cada pessoa”, concluiu o Arcebispo.
O tema da Campanha da Fraternidade está ligado não apenas ao meio ambiente, mas também às questões social, econômica, cultural, espiritual e política. A dimensão política da ecologia integral se refere à promoção de políticas públicas voltadas à preservação do meio ambiente e à justiça social. “Isso inclui a criação de leis e regulamentação que incentiva a sustentabilidade, além de uma governança que seja, inclusive, preocupada com o bem comum”, afirmou Irmã Lena, coordenadora do Projeto Levanta-te e Anda da Arquidiocese de Salvador.
Durante o evento, os convidados da mesa receberam a Menção Honrosa de Direitos Humanos e Ecologia Integral Dom Hélder Câmara. Uma homenagem do Centro Afro Promoção e Defesa da Vida Ezequiel Ramim Motumbá – Motumbaxé, em reconhecimento ao compromisso e dedicação na defesa da dignidade humana.
Integraram a mesa o deputado estadual Marcelino Galo; Padre Ferdinando Caprini, representante do Centro Afro Promoção e Defesa da Vida Ezequiel Ramim (CAPDEVER); Yulo Oiticica, assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais; Padre Lázaro Muniz, pároco da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos; Chefe do Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME)Tenente Sylvia, representando o Comandante da Base Aérea Coronel Sobreira e Ailton Ferreira, assessor especial da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.