Para apresentar os destinos turísticos de Camaçari a centenas de agentes de viagem e operadoras de turismo, bem como expositores do Brasil e da América do Sul, a Secretaria do Turismo (Setur) participou da 2ª edição do Connect 4 You, realizada nesta quinta-feira (15/8), no Hotel Deville Prime Salvador. Com um stand no evento, a pasta ofereceu aos participantes duas capacitações, nos idiomas português e espanhol.
A titular da Setur, Lúcia Bichara, destacou o significado de participar do evento. “Estamos tendo a oportunidade de mostrar a potencialidade e a diversidade cultural, histórica e ecológica da nossa cidade. E isso é muito importante no momento em que a gente começa a consolidar Camaçari como um grande e promissor destino turístico. E estar perto desses operadores, que farão a divulgação, cada um no seu país, com diversidade de produtos, com a segmentação pronta, depois de termos formatados mais de cinco roteiros turísticos, a gente entende, hoje, que, realmente, a atividade turística será uma grande potência no nosso município”, pontuou ao lembrar que mais de 400 profissionais do ramo, do mercado nacional e internacional, estão presentes no evento.
O Connect 4 You é realizado pela operadora Itaparica Tour. O evento foi aberto pelo presidente da instituição, Cláudio Maia, que, na oportunidade, deu as boas-vindas aos participantes. Já a diretora financeira, Tércia Vasconcelos, agradeceu a participação das secretarias de turismo, pontuando sobre a participação de Camaçari. “Com todo o litoral que a cidade possui é fundamental que as pessoas do turismo internacional conheçam essa região. Então, é preciso divulgar, cada vez mais, para alcançar. Guarajuba já é um sucesso. Itacimirim já fez seu nome, inclusive no exterior. E Arembepe, que possui a única aldeia hippie habitada do mundo, precisa entrar no calendário também desse mercado”, afirmou.
A turismóloga da Setur, Cleide Pinheiro, ministrou uma das duas capacitações ofertadas pela pasta. Na oportunidade, ela explicou o que é a Costa de Camaçari aos participantes. “Para encantar, a ponto de divulgarem o nosso destino para os clientes deles, mostramos o que a nossa costa tem para oferecer. Falamos sobre as praias, que são lindas e variadas, divulgamos a cultura e a história de Camaçari”.
Na ocasião, a equipe técnica da pasta, apresentou, ainda, os roteiros turísticos formatados no município, como a Aldeia Hippie de Arembepe, a Casa do Mensageiro, o Samba em Traçado, a Fazenda Kadosh, e a comunidade quilombola de Cordoaria. A Reserva Uirapuru também foi apresentada.
Um dos participantes da capacitação promovida pela Setur foi o uruguaio Brian Morosini, que falou sobre a impressão que teve da Costa de Camaçari. “Uma costa tão grande e com sua gente tão bonita. Com muita vegetação, cercada de natureza. Tudo muito lindo, gostaria ir”, finalizou.
Nas capacitações foram realizados sorteios de peças do artesanato local e de exemplares do livro “Aldeia Hippie de Arembepe: museu vivo”. Uma das contempladas foi a agente de viagem de Salvador, Márcia Magalhães, que falou sobre a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o município. “Eu pensava que Camaçari se destacava somente como uma das mais dinâmicas cidades industriais do país. Mas, hoje, pude ver que, realmente, tem bastantes coisas pra gente apresentar aos nossos clientes. Pretendo levá-los, principalmente, à Reserva Uirapuru”.
Além das capacitações, a programação do evento incluiu exposições, rodada de negócios e apresentação artística. Os participantes também vivenciarão a experiência dos destinos e dos hotéis parceiros, durante a realização de pós-tours, que, em Camaçari, será no Hotel Vila Galé Marés, em Guarajuba.
Foto: Jean Victor