Uma reunião para estreitar as relações entre o Governo do Estado e o Corpo Consular da Bahia foi promovida, nesta quinta-feira (9), pela Secretaria de Turismo ( Setur-BA). No encontro, foram discutidas ações conjuntas para a divulgação dos destinos baianos no exterior e a atração de investimentos para a capital e o interior.
A Setur-BA apresentou as potencialidades das 13 zonas turísticas do estado e as ações realizadas pelo órgão, como as obras de infraestrutura náutica na Baía de Todos-os-Santos. Alguns dos equipamentos serão oferecidos à administração da iniciativa privada, por meio de concessão, e despertam o interesse de empresas internacionais.
“Queremos estabelecer uma relação de reciprocidade com os consulados, para que possamos fortalecer os nossos elos de amizade e comerciais, dentre os quais se encontram as atividades turísticas. Digam aos empresários dos seus países que nossa secretaria está pronta para receber novos projetos”, propôs o secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar.
A iniciativa da Setur-BA em promover o encontro foi elogiada. “Os consulados são janelas para as embaixadas dos países em Brasília que, por sua vez, são portões para todos os continentes. Esta aproximação da Bahia com o exterior só vai trazer bons resultados”, declarou o cônsul honorário da Finlândia, Wilson Andrade.
Estiveram representados na reunião, os seguintes países: Argentina, Estados Unidos, Áustria, Finlândia, Bélgica, Itália, França, Suíça, Espanha e Grécia.