A forte chuva que castiga Salvadorcolocou uma série de bairros em risco neste sábado (25). De acordo com o diretor geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sóstenes Macêdo, sirenes estão sendo acionadas em algumas regiões.
Nesta noite, o alerta começou para as comunide de Sete de Abril/Bosque Real e Moscow/Castelo Branco. O órgão pede que as pessoas dirijam-se para um local seguro.
Mais cedo, a Codesal também declarou “nível de alerta máximo”. A capital acumulado de chuva acima 150mm em apenas 72h e previsão chuva forte a muito forte para os próximos dias. Não se chovia tanto em dezembro desde 1989.
Salvador registrou dois desabamentos – um deles parcial – até as 17h. No total, foram registradas 37 solicitações: 10 alagamentos de imóveis, três ameaças de desabamento, uma ameaça de desabamento de muro e sete ameaças de deslizamento, entre outras ocorrências.
As sirenes integram o Sistema de Alerta e Alarme da Codesal e têm o objetivo de alertar os moradores e evacuar famílias em função do risco de deslizamento de terra devido às fortes chuvas.
O órgão, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.