A ocorrência de chuvas esporádicas durante a Primavera é um fator de risco preocupante para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Para evitar o aumento do número de casos nessa época, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem intensificado a Operação Dengue com reforço importante nas ações realizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Além da realização de mutirões, aplicação de inseticidas e distribuição de material informativo, o CCZ pede a colaboração da população para adoção de cuidados domiciliares que fazem toda a diferença no combate ao mosquito.
A subcoordenadora de arboviroses do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Isolina Miguez, explica que o ciclo de transmissão do mosquito sempre se inicia em novembro, antes mesmo da chegada do Verão. “Estamos trabalhando a todo gás na operação. Temos promovido mutirões de limpeza diariamente e adotamos as quintas e sextas especiais. Nesses dias, vamos às localidades que apresentam mais casos da doença e fazemos um trabalho mais intenso. Já foram 38 ações em 54 bairros de Salvador”, afirma.
A gestora reforça que, apesar do trabalho intensificado do CCZ, a população também precisa se transformar em um agente e fazer sua parte diariamente. “Tenho dito que é preciso ter o olhar de agente dentro da sua casa e redobrar a atenção e cuidado com recipientes que contenham água parada”.. Segundo ela, em relação a setembro do ano passado, o número de casos caiu 90%. “Fizemos uma campanha intensiva durante a pandemia para que as pessoas cuidassem de suas casas e tivemos bons resultados”, destaca.
Ela lembra ainda que as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti podem atingir a qualquer pessoa, logo, toda a população precisa ter o compromisso com esse combate. Moradores de Salvador que quiserem denunciar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, podem se comunicar com a Prefeitura de Salvador através do Fala Salvador, no número 156. O canal telefônico é utilizado para o recebimento de denúncias de prováveis focos do mosquito. A colaboração dos cidadãos denunciando imóveis em situação de abandono e focos do Aedes aegypti é essencial. Os mutirões são programados após balanço das denúncias sobre focos nas localidades.
Cuidados em casa: Alguns cuidados que você como cidadão deve seguir para enfrentar o mosquito: tampe os tonéis e caixas d’água; mantenha as calhas sempre limpas; deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; mantenha lixeiras bem tampadas; deixe ralos limpos e com aplicação de tela; limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; limpe com escova ou bucha os potes de água para animais; retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
Em áreas externas e condomínios, outros cuidados importantes: cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem; limpe ralos e canaletas externas; atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água; deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água; e verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.
Foto:Bruno Concha/Secom/PMS