A deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) classificou nesta terça-feira (28) como “um suporte fundamental para as famílias” a decisão adotada pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) de destinar R$ 12,6 milhões das emendas impositivas para as regiões Sul e Sudoeste do estado, que estão sendo fortemente atingidas pelas chuvas. O valor se refere a emendas de todos os 63 parlamentares da Casa.
“Estes recursos serão fundamentais para minimizar os graves efeitos das chuvas. É uma prova de que a ALBA está atenta e dando sua contribuição neste momento de grande dificuldade. São milhares de pessoas desabrigadas, muitas que perderam praticamente tudo que tinham. Estes recursos são um suporte fundamental para estas famílias”, afirmou a deputada.
As fortes chuvas atingem quase 100 municípios das duas regiões, que estão em estado de calamidade. Além de alagamentos, deslizamentos e estradas destruídas, são registradas mortes, casas destruídas e pessoas desabrigadas. Pelo estado, diversas campanhas estão sendo realizadas para arrecadar donativos para as regiões.
Recentemente, Kátia Oliveira promoveu um ‘drive thru’ em Simões Filho e arrecadou mais de 15 toneladas de alimentos para o Extremo Sul, primeira região do estado atingida pelas chuvas. Outras ações foram realizadas para mitigar os efeitos causados pela chuva nos Municípios afetados, através de lideranças e parceiros da região. Para a deputada, é necessário solidariedade e união de esforços entre todas as esferas para, neste primeiro momento, dar suporte às pessoas e, depois, para reconstruir as cidades.
“As cenas que estamos vendo são muito tristes. Há cidades que estão praticamente debaixo d’água. Estas pessoas precisarão de muito apoio para que possam recomeçar suas vidas, assim como os municípios necessitarão de recursos para reconstruir a infraestrutura das cidades. Teremos um longo trabalho pela frente”, disse.