Aconteceu ontem em Salvador a 3ª e última etapa do Circuito Novos Talentos2021, essa competição é realizada pelo ex-surfista da elite
Armando Daltro, campeão mundial do WQS de 2000. O
Circuito Novos Talentos como o próprio nome diz tem a finalidade de incentivar e reconhecer otalento de jovens surfistas, ele está em sua 7ª Edição e já revelou nomes como
Marco Fernandez, surfista baiano que viaja o mundo correndo o WQS, circuito de acesso à elite do surfe mundial.
Em dia de altas ondas no litoral soteropolitano a praia de Jaguaribe apresentou as condições perfeitas para a molecada mostrar seu melhor, com ondas na casa de um metro três categorias caíram na água, SUB14, SUB12 e SUB10, com a gurizada on fire, muita ação e show de surfe foram garantidos no amplo lineup de Jaguaribe.
Na categoria SUB10 o grande destaque mais uma vez foi João Jesus,o jovem surfista venceu as três etapas do circuito, sagando-se o grande campeão de forma incontestável, fiquem de olho nesse nome, embora ainda seja um pré-adolescente, João é competitivo, tem muito a evoluir e muitotrabalho a dar aos adversários. A jovem promessa ainda foi finalista na categoria SUB12, terminando a 3ª etapa na 2ª posição desta categoria, de olho nele.
Na categoria SUB12 o líder do ranking até a 2ª etapa era Leon Alves, ele vinhaseguido de perto por Davi Bastos que acabou vencendo a 3ª etapa, com essa vitória Davi mostrou todo seu poder de reação virando o jogo na retafinal, mostrando que vencer é um eterno xadrez cujo desanimar ou desistir não é uma opção de jogada, ao vencer a 3ª e ultima etapa Davi sagrou-se como o grande campeão docircuito nessa categoria.
Na SUB14 Felipe Guerreiro foi o grande nome, ele participou de todas as etapas e assim como João Jesus havia feito na categoria SUB10, Felipe venceu as três etapas na SUB14, mostrando um nível de surfe um poucoà frente de seus adversários. O idealizador do evento, Armando Daltro,acredita que na final do SUB14 estavam presentes os melhores atletas dessa categoria do Estado da Bahia, Filipe Guerreiro, Victor Gabriel, Gonçalo de Brito e Gabriel Leal, Mandinho fez questão de ressaltar ainda que uma ausência foi sentida nessa categoria, Isaac Laurent. Isaac éum nome importante que apresenta umnível de surfe tão bom quanto os finalistas, ele não competiu nesta ultima etapa. O grande campeão Felipe Guerreiro vem confirmando todas as expectativas, ele vem vencendo e se destacando nas categorias que passou e por onde passou, recentemente ele fez uma belíssima apresentação em uma competição em São Paulo, chegando às fases finais, se firmando como o maior representante da categoria na Bahia.
Ao final da 3ª Etapa, todos os objetivosdo Circuito Novos Talentos foram alcançados, novos nomes foram revelados para patrocinadores, imprensa e também dentro do próprio ambiente do surfe.
Mandinho reafirmou em mais um ano a sua capacidade de promover o esporte mesmo sem fazer parte de nenhuma entidade, não apenas dando a oportunidade aos surfistas como também auxiliando os pais que não tem conhecimento ou vivencia com o esporte.
Participaram do Circuito Novos Talentos 2021 cerca de 50 crianças, foram arrecadados 300 kg de feijão com as inscrições nas três etapas, três novos campeões surgiram e muitos jovens deram seus primeiros passos em competições, independente de continuarem competindo ou não, pequenas competições como essa ensinam a lidar com expectativas, insucessos, respeito ao próximo, ao meio ambiente, os conceitos básicos da vida.
Parabéns Armando Daltro, um exemplodentro e fora d´água, mais uma vez mostrou que quem é do surfe faz, basta querer, parabéns também toda equipe que doou seu tempo voluntariamente em prol desse evento, e para finalizar parabéns a todos os competidores, mostraram alto nível de surfe e comprometimento, 2022 tem mais Circuito Novos Talentos.
Aloha!
RESULTADO 3ª ETAPA
SUB 10
1º João Jesus | 2º Rafael Galeno | 3º Gabriel Palma | 4 º Henzo de Jesus
SUB 12
1º Davi Bastos | 2º João Jesus | 3º Wendel Nunes | 4º Marlos Viana
SUB 14
1º Felipe Guerreiro | 2º Vitor Gabriel | 3º Gonçalo de Brito |4º Gabriel Leal
CAMPEÕES DO CIRCUITO
SUB 10
Campeão: João Jesus – 3.000 pontos
Vice-Campeão: Rafael Galeno – 2.140 pontos
SUB 12
Campeão: Davi Bastos – 2.710 pontos
Vice-Campeão: Leon Alves – 2.656 pontos
Sub 14
Campeão: Felipe Guerreiro – 3000 pontos
Vice-Campeão: Gonçalo de Brito – 2.339 pontos
Texto:Marco Aurélio Chagas/ Vision Surf Fotos:André Rezende