Na manhã desta segunda-feira (6), o vereador Téo Senna (PSDB) cobrou explicações do Governo do Estado pelos atrasos de salário e de benefícios de funcionários da empresa Confiança Serviços e Soluções em Mão de Obra Ltda, terceirizada contratada da Secretaria Estadual de Educação.
De acordo com denúncia recebida pelo vereador, porteiros, recepcionistas, cozinheiras e merendeiras dessa empresa estão há três meses sem receber salário, bem como vale-transporte e vale-alimentação, e os poucos que ainda estão recebendo são com valor abaixo do que consta no acordo contratual. Segundo os trabalhadores, a empresa também não recolhe INSS e outros vencimentos, além de não fornecer contracheque.
“É uma vergonha o que está acontecendo na Secretaria Estadual de Educação, com esses sérios problemas de atrasos de salários e benefícios básicos dos funcionários das escolas estaduais. Uma situação alarmante, visto que estes trabalhadores dependem dos seus proventos para sobreviver. É inadmissível um porteiro não receber salário, uma merendeira não receber salário. Isso é um crime contra a humanidade, cometido por aqueles que se dizem defensores da educação. Com sete pedidos de empréstimos somente neste ano, que totalizam R$ 6 bilhões, eu gostaria de pedir ao governador professor que explique o que está acontecendo na educação do nosso estado”, cobrou Téo Senna.
Para piorar, os trabalhadores relatam que estão desamparados pela Secretaria Estadual de Educação, que não dá o suporte adequado para solucionar a situação. “Se em um estado onde o governador é professor e porteiros, merendeiras, cozinheiras e recepcionistas não recebem seus salários e benefícios básicos, o que será de nós com as demais áreas, como saúde, segurança e outras?”, criticou o vereador.
Foto: Ascom/CMS