O vereador e ex-secretário de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco (Democratas), discutiu soluções para enfrentar a pandemia do coronavírus em uma videoconferência com o trade turístico da capital. A reunião, que ocorreu nesta quarta-feira (8), foi convocada pelo prefeito ACM Neto e teve participação do secretário de Cultura e Turismo, Pablo Barrozo.
Na reunião foram discutidas as atuais condições do trade turístico e ações que podem ser tomadas em conjunto para a retomada do setor. Participaram da reunião representantes de guias de turismo, de bares e restaurantes, receptivo, de eventos, da hotelaria e de agências de viagens.
“O Turismo da nossa capital passa por um momento muito difícil. Reunimos os principais setores em uma reunião por videoconferência com o secretário Pablo Barrozo e o prefeito ACM Neto. Neto fez uma ampla exposição do cenário do coronavírus em Salvador e das medidas tomadas pela cidade, além de discutir ações de médio e longo prazo para o setor”, afirmou o vereador Claudio Tinoco.
Estavam na reunião Connor O’Sullivan, presidente da Associação Baiana de Empresas de Receptivo; Roberto Duran, presidente da Salvador Destination; Angela Carvalho, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (Abav) e do Conselho Baiano de Turismo; além de Daniel Alves, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Bahia (Abrasel) e Leandro Menezes, também da Abrasel.
Também participaram Rivanete Silva, presidente do Sindicato de Guias de Turismo da Bahia (Singtur Bahia); Luciano Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH-BA); além de Sílvio Pessoa, presidente da Federacão Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA) e Luiz Augusto Leão, presidente do Sindicato de Turismo da Bahia (Sindetur).
“O setor de Turismo tem um grande desafio pela frente. Não só pela atual situação, mas também pela provável retração que o setor terá quando o isolamento social terminar. Acredito que os esforços do setor público somado aos das empresas podem auxiliar para a atração de turistas para a cidade e para posicionamento da capital como um dos melhores destinos turísticos do país”, disse Tinoco.
Algumas solicitações de auxílio social foram feitas pelas categorias na reunião e acatadas pelo prefeito. O secretário de Cultura e Turismo, Pablo Barrozo, ainda foi designado pelo prefeito ACM Neto para coordenar um estudo de ações para o setor após a crise do coronavírus.