Tinoco ironiza fala de Marcelo Freixo sobre turismo como solução para segurança pública

O vereador de Salvador e ex-secretário municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco (União Brasil), ironizou nesta terça-feira (29) a declaração do Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, defendendo investimentos no turismo como solução para a segurança pública.

Durante uma entrevista ao Portal M!, Freixo argumentou que um aumento no fluxo turístico poderia reduzir a violência, afirmando: “Quanto mais um lugar se torna turístico, menos violência ele tem, mais segurança ele tem.”

No entanto, para Tinoco, essa afirmação ignora a complexidade da insegurança na Bahia e em todo o país. “Vai ver a insegurança na Bahia é fruto do abandono do Centro de Convenções, dos Parques, do Pelourinho, das estradas… Freixo é um gênio!”, ironizou o vereador. “Na verdade, a questão é o contrário: com mais segurança, teremos o turismo ainda mais pujante”, continuou.

Ele acrescentou que os governos petistas precisam tratar a segurança pública com mais seriedade, reconhecendo que a segurança é uma questão complexa, que não vai ser tratada com “amor e carinho” – como disse o governador petista Jerônimo Rodrigues – nem muito menos somente com investimentos no turismo.

“Não dá pra vir com esse discurso. É preciso enxergar a complexidade do problema. Não é com amor e carinho, não é tratando como uma gripezinha, nem somente investindo no turismo. É preciso aprofundar o tema, tratar com inteligência, organizar a segurança pública e de fato enfrentar o crime organizado”, concluiu Tinoco.

Claudio Tinoco destaca que, inegavelmente, o investimento no turismo é de extrema importância para a economia e para a cultura baiana, mas que a segurança deve ser tratada como uma prioridade fundamental, com a implementação de políticas que considerem a realidade enfrentada pela população todos os dias.