O vereador Claudio Tinoco (Democratas) se reuniu nesta quarta-feira (10) com representantes da Associação Baiana das Produtoras de Eventos (Abape) para discutir a retomada do setor na cidade e benefícios fiscais para a compensação de perdas obtidas pela categoria nos anos de 2020 e 2021.
Dentre as pautas apresentadas pelo presidente da Abape, Moacyr Villas Boas, estão a isenção de ISS para espetáculos, o desconto escalonado das taxas municipais de licenciamento dos eventos, além da alteração da isenção da lei municipal de incentivo à cultura “Viva a Cultura” para 100%. A Associação ainda solicitou apoio para início de eventos testes em equipamentos do município, como o Centro de Convenções, museus e teatros, por exemplo.
“A gente vê que em outras capitais do país, nós já temos algumas dessas demandas que trouxemos em prática. A gente pede, por exemplo, a isenção de ISS para eventos de até 5 mil pessoas. Ou seja, isenção dos menores produtores. A questão das taxas também é muito importante porque todo mundo reclama que é muito caro fazer evento em Salvador o que se deve às taxas municipais – da Sucom, Limpurb, Transalvador, dentre outras -, que acabam ficando muito caras e inviabilizando muitos eventos de ocorrer na nossa cidade”, afirmou o presidente da Abape.
A reunião ocorreu nesta quarta (10) no gabinete do vereador Claudio Tinoco e contou com outros quatro representantes da categoria, além do presidente. “Os produtores de eventos e todas as categorias relacionadas ao setor foram os primeiros a serem atingidos e, provavelmente, serão os últimos a retomarem suas atividades normais. Recebi o representante em meu gabinete, considerei suas demandas, e trabalharei para intermediá-las perante aos órgãos públicos. É muito importante voltarmos a atenção a esse setor tão importante para a nossa economia”, afirmou o vereador Claudio Tinoco.