Trade busca capacitação e consultorias em Centro de Recuperação do Turismo

Em uma semana de funcionamento, o Centro de Recuperação do Turismo (CRT), localizado Comércio, já realizou mais de 30 atendimentos, fez cerca de 50 agendamentos para até o final deste mês, incluindo para coworking (compartilhamento de espaço de trabalho), e recebeu três importantes reuniões, uma delas para a definição da tabela tarifária de guias de turismo de 2021 e as outras duas com representantes do trade.

Integrantes do conselho e diretoria da Associação Brasileira de Agências de Viagem na Bahia (Abav-BA) se reuniram ontem (14) no local para uma discussão interna e divulgação do espaço. Um dos temas discutidos durante o encontro foi a realização do evento Abav Collab, uma feira internacional voltada para os profissionais de turismo. Por conta da pandemia, o evento será realizada em ambiente virtual, no mês de setembro, e deverá reunir cerca de 40 mil pessoas.

“Nós gostamos muito do espaço (do CRT), acho que é um local bem bacana para facilitar a vida dos profissionais do turismo. Há uma gama de serviços para os agentes de viagem, pois o o espaço reúne a Sedur (Secrataria de Desenvolvimento e Urbanismo), a Sefaz (Secretaria da Fazenda), os bancos e a Secult (Secretaria de Cultura e Turismo). Enfim, é possível resolver muita coisa em um só lugar”, opinou a presidente da Abav-BA, Ângela Carvalho.

O titular da Secult, Pablo Barrozo, faz um balanço positivo do início de funcionamento do CRT. “Completamos uma semana de inauguração e nela tivemos excelentes resultados. Nós tivemos atendimento de 30 agentes do turismo, em parceria com o Sebrae, Senac e com os bancos. Tivemos reunião com o trade, com o Sindicato de Guias de Turismo, com o Sindetur e com a Abav. Ficamos felizes com os primeiros resultados desse espaço, cujo principal objetivo é fortalecer e preparar o setor para uma retomada segura e eficaz”.

Funcionamento – O CRT é um integrador de serviços e de consultorias para empresas de turismo e está em funcionamento no Hub Salvador, no Comércio, de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h. O projeto foi desenvolvido pela Secult para fortalecer profissionais de diversos setores do turismo e que tiveram as suas atividades afetadas por conta da pandemia do novo coronavírus. Em um único local, são disponibilizados serviços públicos, 50 tipos diferentes de capacitações virtuais, em parceria com o Sebrae e Senac, e consultorias financeiras com bancos públicos e privados. Os atendimentos mais procurados são para o Sebrae, Senac instituições bancárias.

Além do acesso a cursos e serviços, o público beneficiado conta com um espaço de coworking e podem agendar turnos com duração de até cinco horas para atendimento de clientes e execução do trabalho. O horário para coworking é das 8h às 13h e das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira.

No CRT, são disponibilizados serviços públicos pela Sedur e pela Sefaz. É possível tirar certidões, consultar débitos e emitir segunda via de vários tipos de documentos, como nota fiscal e orientação para licença de construção e abertura de empresas, só para citar alguns.

Agendamentos – Para acessar os serviços, cursos e coworking, as empresas do turismo devem agendar o atendimento no CRT através do site retomadadoturismo. salvador. ba. gov. br, pelo e-mail crt @ salvador. ba. gov. br ou através do telefone 3202-7634. O site reúne também informações sobre o centro, objetivos, parceiros e conteúdos úteis, como leis e decretos da prefeitura.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom