Uma das obras mais aguardadas pelos juazeirenses continua avançando a passos largos. A Travessia Urbana vai transformar a cidade, elevando Juazeiro, mais uma vez, ao topo do desenvolvimento. Para dar continuidade à obra da Travessia Urbana e garantir mais fluidez no trânsito, o trecho entre a Av. Adolfo Viana e BR-407 precisou ser interditado. Quem vier da Av. Adolfo Viana sentido bairros, deverá, obrigatoriamente, entrar na esquina do Posto Esmeralda e seguir até a Travessa Doná Sargeta, onde foi construída uma rampa de acesso à BR-407.
Andamento da obra
Além do novo viaduto nas proximidades do Riacho do Macarrão, na BR-407, que começou a ser construído, equipes seguem trabalhando na construção do viaduto na Lagoa de Calu, que está com a maioria das vigas concluídas e estrutura 70% pronta, construção da parede de contenção do aterro para a duplicação do trecho da BR-235, entre a rotatória do supermercado Assaí e a antiga rotatória da Lagoa de Calu, onde está sendo construído um viaduto. Recentemente, foi concluído o alargamento do trecho da BR-235, que liga a rotatória do supermercado Assaí à rotatória do Mercado do Produtor, onde equipes trabalham na construção de calçadas.
Respeito à sinalização
Todos os desvios e rotas alternativas estão sinalizados, garantindo segurança a todos. Para que a obra siga em ritmo acelerado e sem nenhuma intercorrência, é preciso respeitar as regras de trânsito e sinalização. Muitos motoristas e motociclistas se aventuram a ultrapassar as interdições passando pela obra e dificultando os trabalhos. A gestão municipal pede a compreensão de todos para que a obra siga em frente, para melhorar a mobilidade urbana do município.
A obra
Ao assumir a Prefeitura em janeiro de 2021, a prefeita Suzana Ramos foi à Brasília com o objetivo de destravar a importante obra que estava impedida de receber recursos públicos. Com o apoio do deputado federal, Adolfo Viana, que colocou uma emenda de R$ 2 milhões, foi possível refazer o projeto, corrigindo as irregularidades e deixando apto para ser pago com recursos federais. Suzana Ramos também pleiteou e articulou para que a licitação fosse realizada e conquistou R$ 53 milhões no orçamento deste ano para o início das obras, conquista que também contou com a participação do deputado estadual Jordávio Ramos.
A obra possui um orçamento de mais de R$ 180 milhões e é realizada pelo Ministério da Infraestrutura e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O projeto da Travessia Urbana prevê a duplicação da área urbana da BR-407, no trecho entre a rotatória do Mercado do Produtor de Juazeiro até a Ponte Presidente Dutra, com ampliação das faixas de rolamento, além da construção de cinco viadutos, sendo eles: na saída da ponte, nas proximidades do supermercado Assaí, na antiga rotatória da Lagoa de Calu, nas proximidades do Mercado do Produtor e outro na BA-210, além de alças de acesso e alargamento de todo trecho da BR-235, entre outras melhorias.