Os trilhos da antiga ferrovia de Juazeiro, que corta a BR-235, começaram a ser removidos para o alargamento da via. A remoção dos trilhos que está sendo realizada pela CLC – Construtora Luiz Costa e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), é mais uma etapa no processo para posterior início das obras da Travessia Urbana, parada há muitos anos e que é tão sonhada pelos juazeirenses.
Segundo o DNIT, as obras devem começar em breve com a construção de dois viadutos no entroncamento do Mercado do Produtor e o canteiro de Obras da Travessia Urbana já está em fase final de conclusão.
“A antiga ferrovia é uma memória histórica para todos nós juazeirenses, mas o sonho da Travessia Urbana é maior que qualquer fato. A remoção dos trilhos onde a via será alargada me enche de orgulho, em ver essa tão sonhada obra sair do papel, pois ela já é uma realidade. Eu estou muito feliz, pois essa será a maior obra da história de Juazeiro. A gestão municipal está empenhada em contribuir com esse sonho para nossa cidade, por isso, criamos um grupo de trabalho para acompanhar e contribuir com as obras, dando celeridade a realização desse sonho”, comemorou a prefeita Suzana Ramos.
A gestora municipal relembrou sua luta para destravar a obra. “Essa é uma luta que travamos desde os primeiros dias de governo, quando firmamos um compromisso com o povo de Juazeiro em buscar a retomada da tão sonhada Travessia Urbana. Fui até os ministérios em Brasília (DF), para falar da nossa cidade, junto com o deputado federal Adolfo Viana, que destinou recursos para destravar a obra que estava parada por irregularidades, e de lá pra cá tenho acompanhado diariamente os processos da retomada da Travessia Urbana. Agradeço também o deputado estadual Jordávio Ramos, que no finalzinho do ano passado conseguiu junto com o deputado federal Adolfo Viana, R$ 53 milhões no orçamento de 2023. Essa obra que foi abandonada por muitos anos, saiu do papel e já é realidade, e vai desafogar o trânsito da nossa cidade e promover outras melhorias para a população”, lembrou Suzana Ramos.
A obra
A obra possui um orçamento de quase R$160 milhões, e é realizada pelo Ministério da Infraestrutura e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O projeto da Travessia Urbana prevê a duplicação da área urbana da BR-407, no trecho entre a rotatória do Mercado do Produtor de Juazeiro até a Ponte Presidente Dutra, com a ampliação das faixas de rolamento, além da construção de viadutos e alças de acesso, e alargamento de todo trecho da BR-235, entre outras melhorias.