Salvador é o segundo destino do país mais procurado no Verão, de acordo com levantamento da empresa Civitatis, líder na venda de passeios e atividades turísticas no país.
A capital baiana fica apenas atrás do Rio de Janeiro. O levantamento mostra ainda que os destinos de praia seguem sendo os favoritos dos viajantes brasileiros, ocupando sete lugares no ranking dos dez destinos nacionais mais reservados para o Verão deste ano.
E das sete cidades litorâneas do ranking, quatro são nordestinas: Salvador, Recife, Fortaleza e Jericoacoara. Além dessas, os turistas têm preferência por Rio de Janeiro, Paraty e Florianópolis são as preferidas.
A estimativa do Observatório de Turismo de Salvador é que a cidade receba durante o Verão até a 3,4 milhões de turistas. O observatório projetou também um crescimento na ocupação hoteleira da cidade de até 14% ao mês, levando em consideração o período de dezembro de 2023 a março de 2024, com os hotéis registrando uma taxa média de 72% de ocupação. Já a receita turística gerada em Salvador pode chegar a R$ 5,1 bilhões no período.
Já o trade turístico de Salvador projetou uma média de ocupação hoteleira de até 90% entre os meses de dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, período de alta estação na capital baiana. A expectativa é que a rede atingisse picos de 100% de ocupação durante o Réveillon e o Carnaval na maioria dos hotéis, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA).
A Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA) estima uma média de 85% para o período, também com picos de 100% durante os grandes eventos.
Foto:Acervo/BSF