Aberta à visitação gratuita até domingo (28), no segundo piso do Shopping Bela Vista Reciclos agora segue para Recife, onde faz temporada até julho
Interativa e educativa, mostra surpreende com um painel com mais de 2 mil latas de alumínio que formam um rosto e valoriza catadores com uma galeria de fotos que revela suas histórias de vida e atuação
A exposição interativa, educativa e itinerante “Reciclos – Criando Novas Perspectivas” realiza seu último fim de semana de visitação gratuita em Salvador, de onde segue para Recife para uma nova temporada. Com obras de arte produzidas a partir de materiais recicláveis, a mostra está aberta para visitação gratuita até domingo (28) no Shopping Bela Vista (Asa Norte (em frente a Caixa Econômica). A exposição vem atraindo muitos olhares curiosos e sensíveis ao tema da sustentabilidade, sendo uma excelente opção de diversão e conscientização para as crianças, uma vez que apresenta jogos interativos que informam, divertem e alertam sobre o tema.
Uma galeria com fotos de catadores brasileiros também é destaque na Reciclos, que tem idealização e realização da Rede Educare, curadoria do ativista ambiental e grafiteiro Mundano e patrocínio da Novelis e Ball Corporation via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução. Essa é a segunda edição da exposição, e também sua segunda vez na capital baiana – a primeira foi no Mercado Iaô em 2016. No projeto atual, ela não apenas cresceu em número de artistas e obras de arte, como ampliou sua proposta educativa, convidando o público a participar e interagir com espaços. A temporada coincide com o mês em que se comemora o Dia Mundial da Reciclagem pela ONU: 17 de maio.
Ao todo, são nove obras de arte produzidas com latas de alumínio, fios elétricos, isopor, plástico, papelão, vidro, madeira, ferro e outros metais, promovendo uma reflexão sobre consumo, reciclagem e sustentabilidade – mensagens importantes e difundidas pelas empresas patrocinadoras que têm papel essencial na cadeia de alumínio no Brasil e no mundo. A galeria com 15 imagens de catadores é oriunda do livro “Recicladores de Sonhos”, lançado ano passado pela Rede Educare com patrocínio da Novelis, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução. O livro pode ser baixado gratuitamente no site da Rede Educare (www.redeeducare.com.br)
Assinam as obras os artistas de ativismo ambiental Odé Frasão, Rodrigo Machado, Iskor, André Inea, Kelly Reis, Everaldo Costa (Ever), Bruna Serifa, Luna Bastos e Subtu. A Reciclos teve sua estreia em São Paulo em setembro de 2022 e seguiu para temporadas em São José dos Campos e Pindamonhangaba. Depois de Salvador, a mostra segue para a Caixa Cultural em Recife.