Futebol e agronegócio: dois setores que, indiscutivelmente, o Brasil destaca-se mundialmente, principalmente quando o assunto é exportação. Dentro das quatro linhas, além de ser o maior vencedor de Copas do Mundo, com cinco títulos, o Brasil é o maior vendedor de atletas para outros países; no agro, está entre os três principais exportadores de commodities agrícolas do planeta.
Os dois ramos, que aparentemente são distantes um do outro, ficaram mais próximos no final da última semana: a UniAGRO e a sua parceira, a empresa italiana Biolchim, anunciaram, no sábado (26), que são os novos patrocinadores do Esporte Clube Vitória, time soteropolitano com mais de 120 anos de tradição.
O Grupo UniAGRO, com sede em Luís Eduardo Magalhães (BA), é composto por mais 3 lojas (Porto Nacional-TO, Marianópolis-TO e Guaraí, também no Tocantins), além da UniFERT e UniBARTER, sendo esta última localizada em Ribeirão Preto (SP).
“O agro agora está presente em todos os campos, no campo de produção e também no campo de futebol”, desataca Paulo Gondim, diretor-geral do Grupo UniAGRO.
O patrocínio envolve mais do que a paixão pelo futebol e pelo Vitória, time do coração de Paulo Gondim. O objetivo é usar um espaço plural como o do futebol para mostrar a importância do agronegócio para o desenvolvimento do País, desmistificando falácias ditas sobre o setor. “Vamos trabalhar valorizando o agronegócio. O campo de futebol é um lugar de craques e no campo da agricultura brasileira também estão os maiores craques, que são campeões mundiais de produtividade. O produtor rural trabalha muito e não tem tempo de ficar combatendo fake news sobre o agronegócio, então nós, através de ações desse tipo, incentivamos a valorização do setor, representando aqueles que mais contribuem para o Produto Interno Bruto (PIB) do País”, diz Paulo. A ação é continuidade da campanha “Valorize o Agro”, lançada pelo grupo no último dia 17, Dia da Agricultura.
“Na fazenda ou no estádio, o AGRO está em todos os campos!”
Apesar de torcedor fanático do Vitória, Paulo Gondim achava que isso jamais seria possível. Não é comum times brasileiros de expressão nacional – na sua maioria localizados em grandes centros urbanos – serem patrocinados por empresas com sede no interior. O patrocínio, além de inovador – por tratar-se de uma empresa do agronegócio – é um marco na história dos patrocínios do futebol brasileiro. “São coisas marcantes. A primeira empresa do interior a patrocinar um time de expressão nacional. Mexe com a cidade, quem olhar para o patrocínio vai falar em Luís Eduardo Magalhães, vai falar em Marianópolis, em Porto Nacional, em Guaraí. É uma coisa ousada mesmo”, disse o diretor-geral da UniAGRO.
“O Tota (José Augusto Lacera), um amigo que eu tenho, fanático pelo Vitória também, tem conhecidos na atual diretoria do clube, foi ele quem me colocou em contato com o presidente Paulo Carneiro. Na conversa que a gente teve com a diretoria, sentimos muita firmeza no projeto do Paulo Carneiro, e a UniAGRO, juntamente com a Biolchim, resolveu apoiar. Agradeço demais a Biolchim por ter acreditado no projeto”, ressalta Paulo.
Estreia com vitória
A camisa do Vitória com o patrocínio da UniAGRO entrou em campo pela primeira vez neste domingo (27), contra a Ponte Preta, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), jogo válido pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O rubro-negro baiano venceu por 2 a 1.
“A UniAGRO é pé-quente”, disse Paulo entusiasmado com os três pontos do Vitória.
O contrato entre o Grupo UniAGRO e a Biolchim com o Esporte Clube Vitória vai até o final de 2020.
Redação Matopiba Agro – Túlio França