Seguimentos como supermercados apostaram nessa modalidade e já contabilizam os bons resultados
Com o início da pandemia, houve queda significativa nas vendas em diversas áreas da economia no Brasil e no mundo. Porém, muitos setores conseguiram mostrar que é possível manter o relacionamento entre o cliente e o estabelecimento, reforçando a tendência do comercio on-line.
O professor da Faculdade UNINASSAU Natal, Lenilson Firmino, explica que os resultados positivos foram significativos. “Aqui no RN, o crescimento dos chamados e-commerce foi de 416%, nosso estado apresentou o segundo maior índice do Brasil no setor e o maior crescimento em número de lojas’’.
Devido ao isolamento social, muitas empresas precisaram encontrar uma forma de continuar suas atividades. “Por meio das vendas on-line, pequenas empresas que não tinham acesso ao comércio eletrônico aderiram às plataformas digitais, viabilizando a sobrevivência desses negócios’’, ressalta o professor.
Mesmo com a reabertura do comércio, muitas pessoas ainda optam por fazer suas compras pela internet, não só pela comodidade, mas também como medida preventiva de diminuir os riscos de contaminação em relação ao novo coronavírus. Pesquisas realizadas apontam que a grande maioria das pessoas pretende continuar comprando tanto on-line, sem excluir as compras presenciais.