Referência mundial no campo da reprodução humana, médico morreu na última segunda-feira (17)
Tramita na Câmara de Salvador o projeto de lei n˚188/2020, de autoria do vereador Demetrio Oliveira (DEM), que propõe o nome do médico e cientista baiano Elsimar Coutinho como nome de rua na capital baiana. Referência mundial nos campos da saúde e reprodução humana, o médico morreu na última segunda-feira (17), vítima de complicações da Covid-19.
“Dr. Elsimar Coutinho tem grandes serviços prestados à humanidade e quase toda a trajetória dele aconteceu em nossa cidade. O início de tudo como estudante universitário, na Ufba, as pesquisas sempre inovadoras e as clínicas e centros especializados em reprodução humana que tinham ele como protagonista foram em Salvador. Então, nada mais justo do que uma homenagem neste sentido”, explica Demetrio Oliveira, que ainda terá o projeto votado na Câmara de Salvador.
SOBRE ELSIMAR COUTINHO
Médico e cientista reconhecido mundialmente nas áreas da saúde e da reprodução humana, Dr. Elsimar Coutinho nasceu no dia 18 de maio de 1930, em Pojuca, Bahia. Na Universidade Federal da Bahia (Ufba), ele se formou em Farmácia e Medicina. Também estudou na Universidade de Paris. Ano após ano, Elsimar Coutinho aumentou sua notabilidade mundial devido aos estudos altamente relevantes para a humanidade, a exemplo de pílulas e implantes que revolucionaram a administração hormonal pelas mulheres e do gossipol, primeira proposta de uma pílula anticoncepcional para homens.
Nos últimos anos, entre outras atividades, Dr. Elsimar Coutinho dirigiu o Centro de Pesquisa e Assistência de Reprodução Humana (CEPARH), em Salvador, era membro de mais de 20 entidades de pesquisas médicas no Brasil e no exterior e era conselheiro da Organização Mundial da Saúde.