Vereador Dilson Magalhães Jr. conduz audiência pública sobre educação especial na Semana da Pessoa com Deficiência

Nesta quinta-feira (22), a Câmara Municipal de Camaçari foi palco de uma importante audiência pública dedicada à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O evento, que teve como tema “Nossa História: quem somos e o que fazemos”, foi solicitado e conduzido pelo vereador Dilson Magalhães Jr. (PP), que também é o relator da Comissão de Políticas Públicas para os Direitos Humanos e Segurança Pública da Casa Legislativa.

Em seu discurso de abertura, Dilson Magalhães Jr. ressaltou a importância de discutir políticas inclusivas e de garantir os direitos das pessoas com deficiência. ” Essa é uma pauta de extrema importância e, como agente público, precisamos estar atentos para essa luta, buscando soluções para minimizar todas as dificuldades e problemas enfrentados por essa comunidade. Falar de inclusão e acolhimento não deve ser somente nas redes sociais, mas através de políticas públicas que devem ser construídas e pensadas para garantir isso”, afirmou o vereador.

O evento contou com a participação de diversos representantes de instituições que atuam na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, como o presidente da APAE Camaçari, Marcondes Pereira, que destacou a necessidade de melhorar as condições de vida das pessoas atendidas pela instituição. “Precisamos enfatizar que a APAE tem o dever de ir buscar a melhoria para essa pessoa e sua família, seja nas áreas de saúde, educação, mobilidade, ou melhorias da condição social que refletem no dia a dia”, disse Pereira.

Também esteve presente a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Camaçari, Ubajareda Carvalho, que enfatizou a relevância de incluir as pautas da deficiência nos planos de governo e nas diretrizes orçamentárias municipais. “Quando votamos, votamos em um projeto político que deve ser cobrado”, observou.

Outro ponto alto da audiência foi a fala de Rafael Gomes, presidente da Associação de Apoio ao Tratamento com Canabinoides (AATAMED), que discutiu o uso do canabidiol no tratamento de pacientes e os desafios relacionados ao seu alto custo. “O canabidiol é um medicamento caro, mas é um direito de cada paciente ter acesso ao melhor tratamento possível”, defendeu Gomes, que conta com o apoio do vereador Dilson Magalhães Jr.

A Audiência Pública também deu espaço para relatos emocionantes, como o de Alécia Flávia Souza, que trabalha na APAE no projeto “Autocuidado das Mães das Escolas Especiais”, e para a história da Associação Pestalozzi de Camaçari, contada por sua presidente, Vanda Nunes.

O vereador Dilson Magalhães Jr. encerrou o evento destacando a produtividade da audiência e a importância de transformar as discussões em ações concretas. “Precisamos garantir que a inclusão e o acolhimento sejam efetivos, através de políticas públicas que atendam as necessidades dessas pessoas e suas famílias. Nosso compromisso é estar atentos e prontos para agir”, concluiu o vereador.

Essa audiência reforça o compromisso da Câmara Municipal de Camaçari, sob a liderança de Dilson Magalhães Jr., em promover diálogos e ações em prol dos direitos das pessoas com deficiência, garantindo que suas demandas sejam ouvidas e atendidas.

Fotos: Matheus Sena