O vereador e vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Salvador, Dr. José Antonio (PTB), indica, através da proposição (PIN-214/2021), ao prefeito Bruno Reis (DEM), a implementação do Centro de Referência Municipal de Pró-Saúde da População Negra.
O projeto tem o objetivo de facilitar o acesso da população negra aos serviços de saúde. O parlamentar considera a incidência de doenças prevalentes na raça negra, em virtude de fatores genéticos que aumentam a vulnerabilidade a determinadas enfermidades, como a hipertensão arterial, a diabetes mellitus (tipo II), o glaucoma, a anemia falciforme e a deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase etc.
De acordo com o IBGE, Salvador é a capital mais negra do Brasil, e a cidade mais negra do mundo fora da África, com mais de 80% da população autodeclarada negra.
“Diante do racismo estrutural enraizado na nossa sociedade, se faz necessário pensarmos em criar políticas públicas de combate à discriminação racial, e dar ao povo negro mais oportunidades no que tange à saúde pública”, disse o Dr. José Antonio.
Foto: Reginaldo Ipê