Vereador propõe Semana de Conscientização sobre a Carga Tributária em Salvador

Sidninho presidiu audiência pública na manhã de terça-feira, no Centro de Cultura da Câmara

Após amplo debate, na manhã de terça-feira (3), no Centro de Cultura da Câmara Municipal, em que foi discutido o tema “O contribuinte”, o vereador Sidninho (Podemos) finalizou o evento com o compromisso de protocolar, o quanto antes, Projeto de Lei para a instituição da Semana Municipal de Conscientização sobre a Carga Tributária, que fará parte do calendário oficial do Município de Salvador.

“Dessa maneira, não teremos apenas empresas com interesses em comuns, mas poderemos lutar para que o poder público faça sua parte em prol dos consumidores e os tributos sejam legítimos. Essa será a nossa luta por uma carga tributária mais próxima do que o cidadão possa, de fato, pagar”, explicitou, citando o Feirão do Imposto, que acontece há 20 anos, onde empresas vendem produtos e serviços sem impostos no último dia da semana em que ocorre a ação. E nossa meta, a partir de agora, é somar o associativismo com o poder público”, reforçou.

Sidninho, ainda, ponderou que é muito importante conscientizar a população sobre o real valor dos produtos e de que forma podem exigir seus direitos.

Para a coordenadora do Feirão de Impostos da Bahia, Jéssica Oliveira, essa audiência realizada tratou-se de um grande passo. “Conscientizar a sociedade sobre a carga tributária é necessário e urgente. O Feirão do Imposto comemora seus 20 anos com um ato importantíssimo, unindo as empresas já parceiras ao poder público, e assim, nos dando a perspectiva de atendermos melhor os interesses da sociedade”, comemorou.

Para além, o presidente da Associação dos Jovens Empreendedores da Bahia (AJE-Bahia), Leandro Miranda, que também compôs a mesa, afirmou que “juntos deram um grande passo para criação da cultura de conscientização em torno da carga tributária do nosso país”. Conforme Miranda, nessa audiência pública foi plantada uma semente para se criar, com apoio do poder público, uma semana de conscientização da carga tributária no município de Salvador. “E vejo com otimismo esta ação tomando grandes proporções nos próximos anos, assim como o Feirão do Imposto que acontece de forma nacional há mais de 20 anos e que apoiamos e nos inspiram. É a Câmara de Salvador junto com a sociedade soteropolitana discutindo pautas de grande relevância para todo o ecossistema empresa, público e povo”, finalizou.

Compuseram a mesa, além de Oliveira e Miranda: Raquel Santos, Diretora Financeira da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE); Diana Castro, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) Jovem; Gervazio Lopes Macedo Filho, professor da Fundação Getúlio Vargas e Thiago Andrade, CEO da Petrobahia.