Vereador quer que governo crie estratégias para manter doações de sangue

Estoque de sangue normalmente já é uma preocupação para os hospitais em Salvador. O caso se agrava com a menor circulação de pessoas nas ruas, devido ao distanciamento social determinado pelas políticas de combate ao novo coronavírus. O alerta é do vereador Demétrio Oliveira (DEM). “Os hospitais estão com baixo de estoque de sangue, principalmente de RH negativo. Muitas cirurgias estão sendo suspensas por falta de sangue”, disse o democrata. 

Para o vereador, o governo estadual precisa criar uma estratégia para minimizar este problema. “O ônibus do Hemoba pode fazer essa movimentaçaõ na cidade, ir nas localidades, fazer o chamamento”, sugeriu. Doador cadastrado, Demétrio Oliveira observa que este grupo vai apenas algumas vezes no ano coletar a doação. O vereador fez o apelo para que estes doadores criem uma alternativa, um espaço de horário, para ajudar a garantir um estoque mínimo. 

Na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia – Hemoba, a triagem clínica de doadores foi modificada desde o dia 25 de fevereiro, incluindo novos procedimentos nos critérios de doação. A coordenação de captação de doadores está trabalhando com a busca ativa de voluntários com fator RH negativo e com agendamento de doação com hora marcada, para assegurar a vinda dos candidatos de forma sistematizada. 

Os interessados em doar sangue com hora marcada, podem preencher o formulário disponível no site através do endereço: http://bit.ly/doacaoagendada, enviar um e-mail para horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou entrar em contato pelo telefone: 71 3116-5621.