Vereador quer visita de animais domésticos a pacientes em internações de longa permanência: “hormônios positivos”

O vereador Dr. José Antonio (PTB) apresentou Projeto de Lei (Nº 167/2021) sobre o ingresso de animais domésticos e de estimação nos hospitais públicos e privados a pacientes em internações de longa permanência em Salvador.

De acordo com a justificativa do PL, diversos estudos científicos apontam a importância da visita de animais de estimação na recuperação de pacientes hospitalizados, responsável por proporcionar significativa diminuição no tempo de internação desses pacientes, assim como contribui no trabalho exercido pelos profissionais da saúde, uma vez que os animais proporcionam às equipes momentos relaxantes, com melhora do humor e diminuição do estresse inerente ao ambiente hospitalar.

Alguns hospitais já adotam o modelo terapêutico conhecido como Terapia Assistida por Animais (TAA), como é o caso do Hospital Albert Einstein, que, após a adoção das medidas, obteve resultados positivos no tempo de recuperação dos pacientes.

Um estudo realizado, no Albert Einstein, apontou que as crianças hospitalizadas que tiveram contato com animais de estimação apresentaram alívio da dor e do desconforto, se tornaram mais cooperativas nos procedimentos hospitalares, assim como apresentaram aumento do prazer e da felicidade.

Para o parlamentar, é preciso considerar os efeitos positivos do uso terapêutico dos animais em hospitais e a luta pela implementação da medicina cada vez mais humanizada em Salvador.

“É certo que o animais não possuem a capacidade de curar os pacientes, mas o contato direto com eles é capaz de liberar hormônios positivos, como endorfinas beta, oxitocina e acetilcolina, sendo este último responsável pela sensação de tranquilidade e diminuição dos sintomas do estresse”, afirmou Dr. José Antonio.