O vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) apresentará, na Câmara Municipal de Salvador, proposta para instalação de Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investigue a crise financeira do Hospital Espanhol, fechado desde 2014 e que acumula dívidas em torno R$500 milhões. A justificativa para a proposição é que, mesmo privada, a unidade recebia dinheiro público através dos atendimentos do SUS.
Paralelamente a essa questão, Vigas observa que está em discussão a possibilidade da criação de uma cooperativa reunindo os antigos funcionários. Uma possível saída para a crise existente. O pedetista informou ainda que a abertura da CEI é apenas uma das formulações da Frente em Defesa e pela Reabertura do Hospital Espanhol, retomada no dia 29 de agosto, quando o Legislativo municipal realizou, por sua iniciativa, audiência pública para discutir o assunto.
Em conjunto com as partes envolvidas no impasse, Odiosvaldo Vigas propõe a realização de outra audiência pública, desta vez na Assembleia Legislativa; Caminhada em defesa da reabertura do Hospital Espanhol, percorrendo o trecho entre a estátua do Cristo e o prédio da antiga unidade de saúde, na Barra; Carta Aberta à população; campanha publicitária e de outdoors; reuniões com as bancadas baianas na Câmara Federal e Senado; e contatos com as representações do Consulado Espanhol na Bahia e a Xunta de Galícia (governo autônomo da Galícia, na Espanha).