Vereadora e deputada debatem inserção da mulher na construção civil

“É política de transformação”, disse a vereadora Ireuda Silva durante a reunião no Centro de Cultura da Câmara

A vereadora Ireuda Silva e a deputada federal Rogéria Santos, ambas do Republicanos, conduziram, na manhã de segunda-feira (15), a primeira reunião da Frente Parlamentar para o Fomento da Qualificação, Inclusão e Subsistência das Mulheres na Construção Civil, no Centro de Cultura da Câmara de Salvador.

Durante o evento, que teve a presença de diversas autoridades, foram debatidas medidas que contribuam para inserir e combater a violência contra a mulher na construção civil. O auditório do centro ficou lotado com mulheres e homens interessados no tema, fundamental para a promoção de uma sociedade mais igualitária.

Embora tenha crescido nos últimos anos, a participação feminina no setor corresponde a apenas 20%.

 “A construção civil ainda é um setor muito avesso à presença da mulher, que tem muito a contribuir. Portanto, é fundamental buscarmos mecanismos para combater o machismo e estimular a participação feminina nesse meio. Inclusive, isso pode ajudar a combater o machismo e a violência na sociedade como um todo”, disse a vereadora. “É política de transformação quando a prefeitura abraça um projeto colocado, como é o caso aqui hoje”, completa Ireuda Silva.

A deputada Rogéria Santos, presidente da Frente Parlamentar, afirmou que a primeira reunião ocorreu em Salvador muito devido ao êxito do programa Marias da Construção, coordenado pela Prefeitura de Salvador. “Trouxemos a primeira reunião para Salvador pelo case Marias da Construção.  A dependência financeira é um fator que pode dificultar a saída de mulheres de relacionamentos abusivos, o que torna esse fomento ainda mais importante”, ressaltou.

A Frente Parlamentar foi lançada no dia 29 de março, na Câmara dos Deputados, e tem como finalidade discutir assuntos e proposições voltadas a incentivar a inclusão de mulheres na construção civil.