Quase 20 dias após a chegada das manchas de óleo de petróleo cru nas praias de Salvador, Região Metropolitana e Litoral Norte, 15 tartarugas foram encontradas mortas no litoral baiano. Do total, 10 animais tiveram a contaminação com o óleo confirmada como causa da morte.
A vereadora Marcelle Moraes (sem partido) repudia os lamentáveis acontecimentos. Segundo ela, o ministro do meio ambiente “só aparece para sobrevoar as áreas atingidas, sem mobilizar recursos para estancar essa situação de emergência”.
Omissão
A vereadora denuncia: “O turismo, a economia pesqueira e vida marinha em risco e parece que nada está sendo ameaçado pela omissão do Governo Federal. Deveriam ser enquadrados na lei de crimes ambientais”.
A Prefeitura de Salvador divulgou, no dia 19 de outubro, a retirada de 97,5 toneladas de óleo pela Limpurb em 15 praias. “Não há uma celeridade para encontrar os responsáveis por esse desastre ecológico, o número de répteis sem vida aumentou consideravelmente após a chegada de manchas de óleo e vão aumentar cada vez mais”, lamentou Marcelle.
Os animais foram encontrados mortos em Conceição, Coroa, Aratuba, Porto Santo/Itaparica, Barra Grande, Salinas da Margarida, Vilas do Atlântico, Jandaraí, Salvador e Camaçari.