Vice do Republicanos aumenta chances de Bruno vencer no 1º turno

Todas as atenções se voltam nos próximos dias para a escolha do nome que vai marchar ao lado do pré-candidato do DEM ao Palácio Thomé de Souza, Bruno Reis. O nome prioritário para ocupar o posto é o do presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Júnior, do MDB, avalizado após a retirada de sua pré-candidatura a prefeito pelo bloco MDB, SD, PSC e PTB. A Geraldo foi dada a primazia da escolha, se marcha na chapa majoritária ou se vai para a reeleição como vereador e, por tabela, como presidente da Câmara.

No arco de partidos que integram a base do prefeito ACM Neto tem ainda, na lista de prioridades, uma vaga prometida anteriormente para o Republicanos, braço político da Igreja Universal do Reino de Deus. Diante desse cenário de articulação, Geraldo passou a fortalecer a possibilidade de um republicano marchar na vice de Bruno, sob a justificativa da força do partido na cidade, podendo levar a definição do pleito até mesmo para o primeiro turno.

Para o posto, marcha na frente a vereadora Ireuda Silva, mulher, negra, combativa, que agregaria a questão de gênero e raça na majoritária. Tem como opção ainda a ex-secretária Ivete Sacramento, ou, na última posição, o ex-deputado Manasses.

O detalhe é que o prefeito ACM Neto passou a desejar ter o PDT em seu arco de aliança. A vaga de vice passou a ser cogitada para o partido. No entanto, apesar do acordo, que mira a eleição de 2022, quando PDT e DEM poderão marchar juntos para o governo do estado e presidência da República, a força do Republicanos conta de sobremaneira na eleição que se avizinha.

Questionados sobre a possibilidade de um pedetista integrar a chapa de Bruno, os presidentes do blocão, formado pelo MDB, SD, PSC e PTB, disseram que o PDT é importante, sobretudo, por pertencer hoje a base do governador Rui Costa, mas que, na eleição municipal desse ano, os republicanos agregariam mais à chapa do DEM. “O apoio do PDT é importante, mas, quando comparado com o Republicanos, perdem o peso”, disseram os dirigentes em coro.