Vigilância Sanitária: Ações fiscalizam retomada do setor de entretenimento em Salvador

Para assegurar a saúde da população de Salvador e cumprimento das normas sanitárias na retomada gradual com segurança nos bares, shows e casas de espetáculos, a Vigilância Sanitária de Salvador intensificou o monitoramento no último mês, ao todo, 41 restaurantes e 38 eventos foram inspecionados, desses, 37 foram notificados por desrespeitar as regras estabelecidas.

Neste sábado (18) e domingo (19) a estratégia segue na capital baiana, com as equipes divididas em áreas estratégicas da cidade para avaliar as condições sanitárias e inibir a circulação da Covid-19. “As ações preventivas vão garantir que os reflexos no sistema de saúde possam seguir em queda na capital. As equipes irão fiscalizar os itens previstos pelos protocolos, como álcool gel, barreiras sanitárias, entre outras. Um estabelecimento que se preocupa em ofertar qualidade sanitária para o cliente, contribui para reduzir a curva de infecção na cidade”, disse Andrea Salvador, diretora da Diretoria de Vigilância e Saúde (DVIS).

Com a retomada do turismo, a VISA atua nas orientações um controle do risco sanitário. As casas de espetáculo demandam um olhar especial, tendo em vista o aumento do público para até cinco mil pessoas, sendo priorizado as estruturas de serviços, o armazenamento de produtos e manipulação adequada de alimentos, serviços de saúde instalados e atenção aos protocolos sanitários para enfrentamento ao coronavírus.

A ação contou também com o apoio da Secretaria Municipal da Educação (SMED) também para inspecionar as escolas da rede pública no retorno 100% presencial, avaliando a as salas de aula, áreas de produção de alimentos, áreas de lazer e administrativas, ao todo, 34 escolas foram visitadas.

  • CONT