Nesta quarta-feira (27), a Prefeitura de Vitória da Conquista deu sequência ao trabalho em dois trechos da Avenida Perimetral, artéria que vai interligar os extremos oeste e leste da cidade.
Num dos trechos, que começa na Lagoa das Bateias e termina nas proximidades da Avenida Paraná, os serviços se concentraram hoje na Avenida Modelo, situada no loteamento Cidade Modelo. Ali, foi concluída a terraplanagem num dos lados da via. No outro lado, o trabalho continua em andamento.
Em seguida a essa intervenção, será feita a aplicação de asfalto, além do assentamento de meio-fio, sarjetas, passeios acessíveis e implantação de ciclovia. “A expectativa é que em até três semanas a via esteja pavimentada e, posteriormente, faremos passeio, meio fio e sinalização”, prevê Diego Gomes, diretor-presidente da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), executora da obra, que é da responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra)
Os próximos passos dessa intervenção já foram definidos pela Seinfra. “Vamos trabalhar dentro do bairro Patagônia, com um binário em duas avenidas até chegar ao bairro Conveima, também com o sistema de binários, que vai se encontrar com a Avenida Integração”, informa o titular da pasta, Jackson Yoshiura.
Serviços na Rua N
Enquanto uma equipe operava no Cidade Modelo, outra parte da obra prosseguia no loteamento Morada dos Pássaros, no trecho da Perimetral que se estende da Avenida Integração até a Juracy Magalhães. As máquinas estiveram na Rua N (do lado direito do Shopping Conquista Sul), que já teve um trecho de 2.300 metros coberto por asfalto novo recentemente.
Neste momento, a via também recebe os serviços de terraplanagem. Nessa parte em que ocorre a intervenção, as futuras etapas do serviço incluirão os mesmos procedimentos que deverão ser seguidos no Cidade Modelo: assentamento de meio-fio, sarjetas, calçadas acessíveis e ciclovia. O objetivo é que a Rua N faça a ligação entre a Avenida Juracy Magalhães e a Avenida Integração.
“Mobilidade e segurança”
Para o secretário responsável pela Seinfra, a obra consolida a proposta original da Avenida Perimetral. “Temos uma avenida que vai ligar um lado da cidade ao outro, sem passar pelo centro. Isso é um ganho muito grande, não só no que diz respeito ao tempo, mas também à mobilidade e à segurança”, explica Jackson.
Segundo a Emurc, até o dia 15 de março já haviam sido investidos quase R$ 7,3 milhões (entre recursos federais e municipais) nesse trecho da Avenida Perimetral, que inclui Morada dos Pássaros e Cidade Modelo, e ainda o final da Avenida José Pedral.
Fonte/Foto::Site PMVC