O advogado criminalista Vivaldo Amaral foi um dos conferencistas do I Congresso Baiano de Segurança Pública e Prevenção, que está sendo realizado pela Associação dos Oficiais Militares Estaduais da Bahia (Força Invicta), entre os dias 11 a 13 de setembro, no Grand Hotel Stella Maris. O evento conta com a presença, dentre outros, do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino.
Vivaldo Amaral ministrou, hoje (12), a palestra intitulada “O Caráter Educativo do Tribunal do Júri na Prevenção de Crimes”. O advogado defende levar os júris populares para as comunidades. “Assim mostraremos aos cidadãos que o crime não deve ser praticado, especialmente o homicídio. Objetivamos, com essa proposta, aproximar o Estado-Juiz da população, bem como minimizar a sensação de impunidade que grassa na sociedade”, disse Vivaldo Amaral.
Ele também enfatizou que, atualmente, segundo o Anuário de Segurança pública, seis das dez cidades mais perigosas do Brasil estão na Bahia. “Salvador, nessa tendência, segue em 12⁰ lugar, ensejando medidas urgentes para reduzir os altos índices de insegurança”.
Amaral também abordou a transversalidade entre as desigualdades sociais de Salvador e a violência urbana.
O congresso reúne integrantes das forças de defesa social da Bahia e de outros estados da federação. “Nesses três dias, temos palestras e painéis, abordando temas relevantes sobre segurança pública, prevenção de acidentes e direitos humanos, políticas públicas de segurança, novas abordagens de prevenção ao crime e gestão de crises”, segundo a organização do evento.
O congresso tem o apoio, dentre outros, do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Segurança Pública.